+351 914 567 853

Como optimizar o tempo nos seus projectos de construção e renovação?

|
Veja também
Manual de planeamento da construção

Realizar obras de construção dentro do prazo esperado pelo cliente é sempre um grande desafio, porque envolve vários processos, burocracias, e uma agilidade de serviços externalizados que nem sempre correspondem ao que é esperado.

No entanto, mesmo perante estas dificuldades, é essencial prestar atenção ao cronograma de construção e renovação e a alguns passos para garantir que tudo saia como esperado e no tempo ideal.

Vale a pena lembrar que ao optimizar o tempo das obras de construção e renovação, as possibilidades de aumentar o lucro também aumentam, porque quanto mais demorada for a conclusão do projecto, maiores serão as despesas com mão-de-obra, energia, e transporte de materiais, entre outros detalhes. 

Para acelerar o trabalho ou remodelação e assim acelerar a entrega do projecto ao cliente, algumas dicas práticas podem ser úteis e eficazes para arquitectos ou profissionais de design envolvidos nestes processos, verifique-as abaixo!

otimizar tempo

Dicas práticas para optimizar o tempo nos estaleiros de construção

Apesar dos inevitáveis problemas e dores de cabeça que uma obra de construção envolve, algumas etapas podem facilitar o processo e, principalmente, optimizar o tempo das obras e renovações. 

O segredo de tornar uma obra de remodelação ou renovação mais leve e menos complicada está na sua gestão. Várias etapas podem acelerar o trabalho para o arquitecto ou profissional envolvido na reforma, entre elas estão uma boa comunicação com a equipa, planeamento, organização, uma equipa qualificada, e outras que listamos abaixo. 

Algumas dicas mais específicas devem também ser tidas em consideração, tais como evitar a demolição, manter os pontos hidráulicos, e evitar mexer no painel eléctrico – estes “detalhes” podem facilitar o trabalho em geral. 

Planeamento

O principal ponto de partida para optimizar o tempo do trabalho é o planeamento. Planear as etapas e estar alinhado com todos os envolvidos no projecto é extremamente importante. Portanto, compreender e anotar quanto tempo se espera que o trabalho demore em geral, quanto tempo cada fornecedor leva a entregar, e, claro, qual é a urgência do cliente.

Para além de ser importante estabelecer prazos viáveis para o cronograma de trabalho, desta forma não só o arquitecto ou profissional de design pode organizar-se, mas também todos os envolvidos no trabalho – trabalhadores, fornecedores e clientes.

Comunicação

Investir em canais de comunicação práticos e funcionais entre a equipa envolvida no projecto para que as conversas sobre tempo, prazos, e entrega de materiais e serviços fluam eficientemente. Isto aumenta a produtividade dos funcionários e acelera o trabalho. Actualmente, várias plataformas e aplicações podem desempenhar esta função – como a Trello ou a própria WhatsApp.

Organização do sítio 

Outro passo importante para optimizar o tempo no projecto é a preparação do espaço onde o trabalho terá lugar. É importante separar objectos e limpar a área antes do início dos trabalhos, para que os detritos que se acumulam no ambiente não impeçam o fluxo de pessoas no local. 

otimizar tempo

Pessoal qualificado

A contratação de uma equipa qualificada para o trabalho proposto é um dos primeiros passos a serem dados ao iniciar um projecto de construção. Ter bons profissionais para o serviço, que compreendam as exigências dos clientes e saibam como executá-las, pode acelerar o processo, bem como a qualidade da obra entregue. 

Além disso, vale muitas vezes a pena ter um engenheiro igualmente qualificado presente durante o processo de construção ou renovação para garantir que todas as regras de segurança estão a ser seguidas e cumpridas.

Fornecedores de confiança 

De acordo com o tema anterior, ao escolher os fornecedores é importante pensar no custo-benefício de cada um, porque muitas vezes o fornecimento de materiais é uma das razões para atrasos na construção e renovação. Por conseguinte, para conseguir renovações rápidas, é importante contar com o cumprimento dos prazos de entrega dos recursos.

Materiais fáceis de usar 

Para além da escolha de fornecedores, é importante dar prioridade a materiais e recursos fáceis de utilizar, ou seja, fáceis e rápidos de instalar. Além de oferecer alguns benefícios de segurança, optar pela facilidade de instalação pode também poupar custos desnecessários com acessórios e ferramentas para lidar com aplicações mais complexas, bem como tempo gasto pelo pessoal em procedimentos morosos e desnecessários.

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades