+351 914 567 853
  • Início
  • Blog
  • Sem categoria
  • Divisórias no escritório: como definir o melhor para o ambiente do projeto para uma empresa

Divisórias no escritório: como definir o melhor para o ambiente do projeto para uma empresa

|
Checklist para Arquitetura CorporativaChecklist para Arquitetura Corporativa
Veja também
Checklist: O que considerar em projetos de arquitetura corporativa

Você arquitecta, que faz protejos para grandes empresas, sem dúvida já pensou em maneiras de o deixar mais agradável e harmonioso. Grande parte desta organização depende de alguns factores como a logística, o orçamento ou mesmo o próprio gosto do proprietário. 

Para ajudar os mais indecisos a encontrar um ambiente pacífico no local de trabalho, uma boa solução para o arranjo interno é a utilização de divisórias de escritório.

A subdivisão dos espaços em funções específicas ajuda a manter a ordem e o fluxo de trabalho numa empresa. Por exemplo, para reuniões, nada mais justo e confortável do que um espaço dedicado. Ou ainda, se a necessidade for de uma despensa, é importante que esta seja separada do resto do ambiente empresarial para não causar possíveis inconvenientes ao resto dos colegas. 

Uma boa arquitectura empresarial tornará o espaço de trabalho muito mais funcional. Com isso em mente, abaixo estão algumas dicas que ajudarão na escolha das divisórias no seu escritório.

divisoria de escritorio

Estabeleça o objectivo das divisórias

Antes de tomar qualquer acção, é necessário compreender para que serão utilizadas as suas divisórias. Defina os ambientes que gostaria de criar, quais são as necessidades de cada um e esboce um guia para as decorações que pretende utilizar neles.

Este passo irá ajudá-lo a compreender melhor quais são as suas necessidades e como uma boa arquitectura empresarial pode ajudar a dinâmica da empresa. Por exemplo, nem todos os ambientes de trabalho necessitam de muito espaço ou optam por uma pegada decorativa mais limpa. 

A lógica também se aplica ao oposto, uma vez que os ambientes multi-tarefa precisam de mais espaços para executarem todos eles.

Vantagens dos divisores de salas nas empresas

Não vale a pena promover uma grande mudança na organização do ambiente de trabalho se não houver uma que ajude na produtividade e bem-estar das equipas que estão por detrás. Objectivos sem propósito tendem a perder sentido ao longo do tempo. Por conseguinte, é preciso estar consciente do impacto que um ambiente empresarial bem dividido e organizado tem nos resultados dos empregados.

Em primeiro lugar, as divisórias não requerem grandes renovações, podem ser instaladas em poucas horas ou em poucos dias. Assim, a produtividade e o ritmo dos empregados não serão afectados substancialmente. Além disso, não geram sujidade e confusão durante o processo de instalação – um grande ponto para aqueles que valorizam a viabilidade da limpeza. 

O grande ponto-chave desta peça arquitectónica é o seu preço, que é muito mais acessível do que qualquer grande renovação. Assim, é possível ter um ambiente mais organizado, sem grandes investimentos. De uma a várias divisórias, o seu preço não pode ser comparado com qualquer grande reestruturação.

Como escolher a melhor divisória para o seu escritório

Para qualquer finalidade ou tamanho, a escolha da divisória certa para o seu negócio irá poupá-lo de quaisquer problemas futuros. Um ambiente de trabalho fresco ajuda com o humor e o stress dos empregados. Além disso, para receber clientes, precisa de um local organizado de forma profissional.

No entanto, tomar esta decisão pode não ser uma tarefa fácil e, por esta razão, separámos alguns pontos para estar alerta no momento da escolha:

Material

Escolha bem qual será o material da sua divisória. Se a pesquisa for para um ambiente mais subdividido, com espaços bem definidos, uma boa opção é a madeira. São bem marcadas e deixarão a sua empresa mais organizada. 

No entanto, se quiser um ambiente aberto, com um ar de integração de espaços, o vidro será de grande apreço, uma vez que ajuda a transmitir este objectivo. 

Finalmente, se a procura é de algo tradicional e simples, as divisórias com gesso farão o trabalho.

Orçamento

Os divisores de salas mudam o seu valor de acordo com o material utilizado, a sua qualidade e quantidade. Portanto, é necessário ter em mente um orçamento para não se perder na busca.

Instalação

Como vimos anteriormente, as divisórias de espaço não levam muito tempo a instalar, mas é importante estabelecer um prazo máximo de modo a não exceder o horário final.

Projecto

Como em qualquer construção e design de interiores, um projecto é muito importante para a execução da tarefa. Alinhe as suas expectativas com o que é viável para ter a certeza de que o fim estará de acordo com a sua ideia inicial.

divisoria de escritorio

As divisórias ajudam a produtividade

Pode parecer cliché, mas uma boa organização do ambiente de trabalho também ajuda a ter uma mente organizada. Os ambientes modernos precisam de ser fluidos e optimizados, mas nem sempre é simples criar um lugar como este. 

Com divisórias, pode ter toda a liberdade para integrar ou não os espaços da sua empresa, satisfazendo quaisquer necessidades. 

Esta peça arquitectónica ajuda a deixar os ambientes de trabalho, convencionalmente mais sérios, com um ar mais alegre e descontraído. Uma boa disposição arquitectónica da sua empresa, de acordo com a sua exigência, tornará o ambiente muito mais agradável de ser e, consequentemente, produtivo.

Porque escolher divisórias de escritório?

Em termos simples, as divisórias são formas rápidas e práticas de ter um ambiente de trabalho saudável e valorizado.

Um simples barracão ou pavilhão pode ser transformado num local de trabalho multifuncional e alegre, com uma maior fluidez. Já vimos que esta organização adequada interfere directamente no trabalho dos funcionários. 

Há uma série de factores que podem influenciá-lo a escolher uma parede divisória no seu escritório. Além do que foi dito anteriormente, esta produção arquitectónica ajuda a ter uma maior interacção entre os funcionários, uma vez que, se com a utilização do conceito aberto, as pessoas podem ver-se e ter uma interacção mais directa, o que facilita também o fluxo.

Outro ponto forte para a utilização de uma divisória na sua empresa é a criação de ambientes com funções pré-definidas. Isto, mais do que esteticamente, serve para ajudar à concentração. 

A chave para uma boa produtividade é subdividir o seu cérebro em diferentes momentos e entregar-se a 100% a eles – e isto é muito simples de fazer com a utilização de uma divisória.

divisoria de escritorio

Qual é a melhor divisória de escritório de secretária?

Cada solução de divisória atende bem a um nicho de pessoas e a uma necessidade específica. Podem ajudar a melhorar cada ambiente e ainda tornar o trabalho mais agradável. 

Separamos de uma forma simples algumas boas soluções e as suas especificações:

Dividente de tabela

Este é um modelo de divisor de mesa. É muito adequado para empresas que realizam muitas reuniões, uma vez que é possível criar estações de trabalho individuais a partir de uma simples mesa grande. Portanto, é bom para aqueles que precisam de se revezar em ambientes.

Divisor de mesa retráctil

Este é um modelo de divisor de mesa muito útil. É retráctil, por isso para o utilizar basta puxá-lo da parede e terá uma sala inteira para si. Pode criar uma configuração que melhor se adapte às suas necessidades particulares.

Flexível

O modelo em questão é muito adequado para aqueles que precisam de versatilidade ou que procuram um design contemporâneo. Esta divisória é totalmente flexível e permite ao utilizador montá-la da forma que desejar. Assim, a liberdade no ambiente de trabalho será grande!

Conclusão

Quando se pensa na organização de um ambiente é necessário ter em mente vários pontos e um deles é a divisão e criação de espaços. As divisórias servem não só para facilitar a vida empresarial, mas também para humanizar este lugar. Um ambiente organizado e saudável será de boa utilidade para todos!

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades