+351 914 567 853

Jardins verticais: Adapte ambientes residenciais ao novo estilo de vida pós pandemia.

| ,
Checklist para Arquitetura CorporativaChecklist para Arquitetura Corporativa
Checklist: O que considerar em projetos de arquitetura corporativa

A necessidade de criação de ambientes residenciais diversificados, de acordo com funcionalidades específicas, é uma das lições que a pandemia deixa para a nova vida urbana.

Não é de hoje que a tecnologia possibilita a comunicação de pessoas sem necessidade de deslocamentos urbanos ou da presença física entre elas, bastando, para isso, a utilização de equipamentos como smartphones, tablets ou computadores, com acesso à rede internacional de dados interligados.

Ocorre que um dos principais legados pós pandemia COVID19, no que diz respeito ao estilo de vida, é justamente ressaltar tal possibilidade de interação virtual entre as pessoas, não mais restrito ao lazer ou entretenimento, mas, sim, para fins profissionais e empresariais, o que antes tinha papel coadjuvante.

É nesse cenário que ganha relevância as peculiaridades dos ambientes residenciais, que agora, mais do que nunca, devem mesclar características tradicionais para descanso, com as necessidades profissionais de trabalho e reuniões corporativas via internet.

A partir daí, surge a necessidade de adaptação de grande parte das residências atuais, através da adaptação de ambientes diversificados ou mesmo criação de outros, cada qual destinado para uma funcionalidade, tudo num mesmo imóvel.

Para tanto, é imperiosa a utilização de recursos modernos desenvolvidos por designers de interiores e arquitetos que empregam ideias inovadoras para transformar ambientes fechados de acordo com a função que o espaço se destina.

Tais espaços residenciais com destinação específica ou mesmo momentânea para a vida profissional requerem cuidados redobrados, pois ao mesmo passo que não se pode esquecer da privacidade dos demais habitantes da residência, tais lugares tem-se tornado cenário ou plano de fundo para reuniões e teletrabalho, sendo protagonistas da credibilidade e, até mesmo, do desempenho profissional.

Mediante emprego de cores vivas, quadros decorativos personalizados, além da escolha de revestimentos adequados, de forma personalizada e criativa, os designers de interiores tornam possível transformar ambientes frios e monótonos, em locais aconchegantes, esteticamente bonitos e, acima de tudo, propício para funcionalidades diversas.

A sobreposição de jardim vertical é uma ótima opção para tais espaços, pois cria uma experiência de comunicação visual envolvente, elegante e diferenciada, além de ajudar na absorção de sons e na acústica de ambientes internos, o que contribui para facilitar na concentração das pessoas, bem como ajuda na qualidade das conversas telefônicas ou videoconferência.

Seja em casa, seja no trabalho, a vida verde combina com qualquer ambiente.

Justamente em tempos de pandemia, não se pode esquecer da característica mais importante da vida do ser humano que é o convívio com a natureza, o que atualmente é possível, inclusive, em ambientes fechados e sem acesso à água.

Para isso, o emprego dos aludidos jardins verticais, plantas decorativas preservadas, quadros verdes, e de outros mecanismos voltados para engajar o verde, não só melhoram a qualidade de vida das pessoas, e da família, como também proporcionam sensação de bem-estar e tornam os lugares esteticamente mais luxuosos e, acima de tudo, úteis para diversas funcionalidades como requer o atual cenário provocado pela pandemia, na vida cotidiana das pessoas.

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades