+351 914 567 853

Jardins verticais promovem o verde nos centros urbanos

| , ,
Jardins verticais promovem o verde nos centros urbanos

A diversidade dos jardins verticais, transformam ambientes internos e externos, mesmo diante das oscilações climáticas.

A degradação ambiental ocorrida nas últimas décadas e séculos, tão presente no continente europeu, representa grande ameaça à qualidade de vida e à saúde das pessoas.

Os dias atuais reclamam pela necessidade de políticas públicas, incentivos governamentais e privados, para tornar as cidades cada vez mais verdes.

Repensando os velhos hábitos e maneiras de lidar com os espaços vazios, é que surge a tendência mundial das denominadas cidades verdes, conhecidas como cidades do futuro ou capitais inteligentes, as quais utilizam os jardins verticais e paisagismo decorativo como sendo ótimas opções para tornar as capitais e centros urbanos mais inteligentes e saudáveis.

Essa interação entre as pessoas e a natureza, associada ao bem-estar e produtividade, tem-se chamado de biofilia, de origem grega, cujo significado é “amor pela vida”.

E o que seriam biofilia e sustentabilidade nos atuais dias? 

Estão associados à ideia de crescimento ordenado, planejado, que leva em consideração os recursos naturais, as fontes esgotáveis, e as energias renováveis, para construção de uma sociedade equilibrada, com mais saúde e qualidade de vida, sem perder de vista a criação de oportunidades de educação e emprego, à luz do futuro desta e das próximas gerações.

O equilíbrio entre o desejo da sociedade e a adoção de condutas de integração com meio ambiente, ou pela preservação da natureza, passa por espaços cada vez mais urbanos.

Assim, a ideia de cidades verdes inteligentes e ambientes planejados, são tidos como indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade.

Tais plataformas verdes e sustentáveis, embora já existentes, são embrionárias no continente europeu, sobretudo diante da sua extensão territorial, da riqueza existente nos centros urbanos, e da qualificação de seus habitantes. 

A transformação reclama não só por fluxo contínuo de investimentos, mas, acima de tudo, por pensamentos e atitudes de pessoas engajadas em transformar o concreto, o asfalto, o cinza das cidades, em lugares mais naturais e permeáveis, em que as pessoas possam conviver com vegetações verdes e ambientes agradáveis.

Como os jardins verticais podem contribuir:

Os jardins verticais, associados com projetos de paisagismo com musgos em cores e tamanhos variados, tornam as paredes verdes, bem como transformam ambientes externos e internos, dando vida aos lugares e servindo de instrumento para biofilia, ou seja, de integração das pessoas com o meio ambiente.

Tais jardins verticais são aptos para serem empregados em prédios antigos ou modernos, localizados em qualquer cidade ou distrito, já que podem ser planejados e instalados de forma personalizada, conforme o espaço disponível em cada local.

Ainda, são diversos os tipos materiais que podem compor as paredes verdes, muitos deles dispensam rega, a exemplo dos jardins verticais com plantas e musgos naturais preservados e os artificiais. Tudo isso para diminuir o desmatamento, a utilização de recursos naturais indispensáveis para a vida humana, bem como fomentar biofilia nos locais em que trabalhamos e vivemos.

Essa maneira de pensar e agir só depende de nós!

Mas, necessária se faz a mudança do nosso comportamento em relação ao mundo atual, além da reeducação de nossas condutas diante da degradação do meio ambiente, sob pena de sermos responsáveis pela baixa qualidade de vida, hoje e futuramente, colocando em perigo até mesmo a existência humana no planeta Terra.

Foi justamente pensando nisso, que Lisboa, a capital de Portugal, pretende tornar-se a capital verde europeia, estando na mesma direção das cidades do futuro, representando um dos grandes exemplos de como mudar a maneira com a qual devemos enxergar os espaços vazios dos centros urbanos, já habitados densamente.

E a Moss n Art, empresa 100% europeia, possui o compromisso de mudar o ambiente no qual vivemos, com emprego de jardins verticais e paisagismo, com plantas e musgos naturais, preservados ou até mesmo artificiais, para tornar as cidades verdes e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, seja no trabalho, seja em sua morada.

Venha com a Moss n Art e torne seu ambiente verde. 

Thinking Green!

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades
Copyright 2020 Moss n Art | Termos & Condições e Política de Privacidade