+351 914 567 853
  • Início
  • Blog
  • Notícias
  • Negociação com fornecedores da construção civil: descubra as estratégias necessárias para negociar de forma vantajosa

Negociação com fornecedores da construção civil: descubra as estratégias necessárias para negociar de forma vantajosa

| ,
Veja também
Manual de medição de obras: o que saber para tornar este processo mais eficiente

Durante o processo da construção de um projeto, diversos fatores entram em jogo e um dos mais importantes é uma boa negociação com os fornecedores. Algumas estratégias podem mudar o rumo das negociações e fazer com que o resultado final seja muito mais vantajoso e produtivo – como uma boa comunicação e entender os prazos e exigências de ambas as partes. 

Outro ponto extremamente importante para negociar de forma vantajosa é garantir uma parceria entre o arquiteto ou designer e o prestador de serviço – pensando a longo prazo. 

negociação

A importância de negociar

É possível que, como arquiteto ou designer de interiores, o padrão seja analisar o mercado, encontrar o fornecedor que possui o serviço desejado, alinhado com as melhores vantagens e fechar negócio, sem muita conversa. Porém, negociar com os fornecedores pode trazer diversas vantagens, e para todas as partes envolvidas.

Flexibilização de prazos, reavaliação de orçamento e valores e o estabelecimento de parcerias duradouras podem ser algumas dessas vantagens. 

E como negociar?

Para começar as negociações é preciso bastante organização. Todas as informações do projeto têm de estar bem detalhadas, como os prazos, procura, especificações do que cada cliente deseja, os orçamentos, entre outros detalhes. Abaixo, vamos destrinçar alguns passos importantes para que a negociação seja efetiva. 

Estratégias necessárias para negociar 

Avaliação

Como dissemos anteriormente, o primeiro passo é a avaliação do cenário geral como um todo. Avaliar prazos, situação da obra, flexibilidade (ou não) dos fatores envolvidos, o contato com os fornecedores e outros detalhes necessários para entender com o que é que se está a lidar antes de negociar, de facto.

Planeamento

Não deixe as negociações para a última hora – isto é essencial para que o fornecedor perceba a organização do projeto. Além disso, explicar cronogramas ao fornecedor de construção civil na primeira conversa com o objetivo de evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho é fundamental. 

Fornecedores variados

É de extrema importância possuir diversas opções de fornecedores. Pesquise pela região ou nos ambientes digitais outras opções de serviços para poder construir uma base diversificada de fornecedores. 

A partir disso, compare os preços e condições sugeridas. Assim, até mesmo os argumentos para a negociação serão melhores, já que existirão outras referências para uma melhor fundamentação. 

Boa comunicação

A comunicação é a peça fundamental de qualquer negociação – e em qualquer ramo. Converse com calma, de preferência pessoalmente, seja claro com os seus objetivos e desejos – ao mesmo tempo que é essencial manter a escuta ativa. Entenda o que o fornecedor também quer para explicar as possíveis vantagens, também para ele, dessa negociação.

Defina o que negociar

Além de todos os itens já citados, possuir os seus objetivos bem definidos faz parte da boa comunicação com os prestadores de serviço. É sempre bom ser específico, explicar exatamente a contratação que deseja e o que procura negociar nesse acordo. Por exemplo, o desejo de negociar um prazo mais atrativo.

Destacar a parceria 

Durante as conversas, é importante deixar claro para o fornecedor a procura por uma parceria que pode ser duradoura, passando confiança de que o esforço, como cliente, é para manter uma conexão duradoura e que traga bons resultados para todos os envolvidos. Se a negociação for bem alinhada, ambos os lados do contrato saem com vantagens. 

Pagamentos à vista 

Caso a negociação seja relacionada com os valores e preços, uma boa opção pode ser realizar as compras à vista. Esta é uma estratégia que costuma atrair os fornecedores, pois pagar o valor numa única vez é ótimo para a saúde do negócio.

Ofereça todas as informações

Quanto mais informações forem disponibilizadas, melhor a aceitação do fornecedor da construção. A clareza é fundamental para uma avaliação precisa das vantagens de se negociar. 

negociação

Conclusão 

Seguindo as dicas deste artigo, uma boa negociação pode facilmente ser alcançada – tanto para o prestador quanto para o cliente. É importante uma boa avaliação, com calma e cautela, para definir o que se quer negociar e como atingir o objetivo. As vantagens são para ambos os lados!

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades