+351 914 567 853

O atual estilo urban jungle na decoração de ambientes internos.

Checklist para Arquitetura CorporativaChecklist para Arquitetura Corporativa
Checklist: O que considerar em projetos de arquitetura corporativa

Espaços urbanos residenciais possibilitam o contato cotidiano das pessoas com a natureza através de jardins verticais e quadro decorativos.

Vasos de plantas e pequenos jardins sempre fizeram parte da decoração de qualquer ambiente interno, seja residencial ou comercial, até saírem de moda por serem consideradas coisas simples e ultrapassadas.

Ocorre que nos dias atuais, no mesmo ritmo acelerado das mudanças pelas quais o mundo passa, as antigas tendências ressurgiram com força através de uma releitura, realizada por profissionais como arquitetos e designers, dos mecanismos que possibilitam levar para dentro das residências, dos estabelecimentos comerciais e corporativos, os elementos da natureza que unem a biofilia em espaços, muito deles, jamais imaginados.

Tal fenômeno foi vivenciado por Igor Josifovic e Judith de Graaff, que além de escreverem o livro “Urban Jungle: Living and Styling with plants”, criaram uma comunidade virtual chamada Urban Jungle Bloggers

Sua principal lição parte da premissa de sugerir ideias que visam fomentar o verde para dentro de ambientes fechados, principalmente casas e apartamentos, num estilo que resgata o contato cotidiano das pessoas com a natureza, sobretudo daqueles que vivem nos grandes centros urbanos.

Essa tendência de trazer o verde para ambientes internos para as residências, deu-se o nome de Urban Jungle. Atualmente é um dos assuntos mais relevantes no ramo de decoração de interiores e designers biofólico, despertando ideias inovadoras que aliam a natureza, pessoas e tecnologia.

Diante da diversidade de soluções verdes hoje existentes, que variam desde plantas naturais, preservadas e artificiais, das mais variadas espécies e tamanhos, dentre os quais ganham destaque o musgo moss, sempre haverá uma solução perfeita para o seu espaço.

Assim, é possível tornar realidade as inúmeras ideias e estilos, ainda mais diante da possibilidade de mesclar plantas e soluções verdes, tudo a depender do mecanismo a ser utilizado para engajar a natureza em seu espaço, tais como quadros decorativos, vasos e plantas decorativas e os já difundidos jardins verticais.

Para isso, é imperiosa uma análise técnica realizada por profissionais altamente capacitados, o que decorre, não somente do tamanho dos ambientes internos, mas, sobretudo, das características do local de instalação, como luminosidade, umidade, possibilidade (ou não) de rega, manutenção zero ou periódica, e afins.

Essa versatilidade das soluções verdes que estão à disposição para o estilo urban jungle possibilitada que seja instalado em variados tipos de ambientes, tais como em salas de estar ou jantar, halls, corredores, dormitórios, varandas, banheiros e afins. 

Diante da pandemia causada pelo COVID-19 essa tendência também ganhou destaque na decoração de escritórios ou espaços destinados ao trabalho, sendo plano de fundo de muitas reuniões virtuais, além de contribuir de forma eficaz para aumentar a sensação de bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Para engajar a natureza real e simulada na vida das pessoas, abaixo citamos algumas dicas importantes que podem te auxiliar na criação de uma “floresta urbana” em ambientes internos:

  • i) Mescle a natureza com materiais em madeira. Além de combinarem perfeitamente, transmitem leveza e claridade ao ambiente.
  • ii) Empregue os quadros decorativos em paredes de tonalidade mais clara para, assim, realçar a natureza no espaço desejado.
  • iii) Antes de escolher o produto que fomente a natureza, preste atenção às condições do ambiente no qual será instalado, como luminosidade e umidade. 
  • iv) Aposte em configurações diferentes. Seja ousado e aberto ao novo. A natureza combina com praticamente todas as ideias e ambientes, mas os detalhes fazem a diferença.
  • v) Permita-se viver rodeado de natureza, sem precisar sair do seu ambiente interno.

E criar um espaço cheio de natureza e muito aconchegante, conte com ajuda de profissionais da Moss n Art. Nós respiramos o verde 24 horas por dia! Podemos idealizar seu ambiente repleto de verde, além de torná-lo realidade através de produtos artesanais e sob medida.

Venha com a gente. Thinking Green.

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades