+351 914 567 853

O que publicar num Instagram de arquitetura?

|
Como montar um portfolio de arquiteturaComo montar um portfolio de arquitetura
Veja também
Guia prático: como construir um portfólio de projetos de arquitetura corporativa

Hoje em dia o Instagram é uma das principais formas de divulgar um trabalho, em qualquer segmento. As redes sociais tornaram-se uma forte fonte de marketing para empresas, marcas, influenciadores e pessoas autónomas. Mas, como inovar no ramo da arquitetura dentro duma plataforma que já transborda conteúdo? 

Entre as etapas de como criar um plano de estratégia para o seu Instagram estão ideias de Stories, aquelas “bolinhas” no topo do Instagram que desaparecem em 24 horas, mas criam conexões duradouras; algumas publicações podem ser relevantes ao ponto de as inserir no Feed para se apresentar ao seu público-alvo; e também, para os mais ousados e pouco tímidos, o IGTV, onde pode atrair mais seguidores e o engajamento de pessoas curiosas sobre o assunto. 

Pensar em criar conteúdos digitais, para aqueles que não estão habituados a essa dinâmica e tecnologia, pode parecer complexo e um desafio, mas a rotina de post’s pode estruturar-se de forma simples se houver organização, criatividade e empenho. Afinal, hoje em dia está tudo na internet e estabelecer um ponto de referência constante nessa rede pode trazer mais benefícios para o seu negócio do que imagina. 

Seguir as ideias e dicas desse artigo pode ser o caminho certo para a divulgação do seu trabalho. As funções do Instagram estão à disposição, basta usá-las.

E, não se esqueça, fotografias e vídeos bem produzidos passam uma imagem de cuidado e confiança para o seu perfil de arquitetura, assim, ter atenção a esses detalhes pode ser interessante também. Agora, confira algumas dicas que separamos para si! 

Instagram arquitetura

As redes sociais na arquitetura

O ramo da arquitetura foi bastante abordado durante a pandemia, visto que as pessoas começaram a passar mais tempo dentro de casa e a encontrar formas de redecorar e reorganizar os seus ambientes para um isolamento menos difícil, o que foi do interesse de muitos. 

E, como em diversas discussões que permeiam a sociedade, a plataforma foi centro de conversas e informações sobre o tema. Instagrams de arquitetura promoveram lives e post’s sobre isso – mas não para por aí: a tendência é que a rede continue a ser uma aposta de comunicação sobre design de interiores, decoração, entre outros temas da área. 

Criação de post’s no Instagram de arquitetura 

As redes sociais contam com algumas ferramentas que podem ser aproveitadas e desenvolvidas pelo utilizador, para que o seu Instagram de arquitetura possa aproveitar as tecnologias para expandir as suas conexões, clientes, negócios e até conhecimento sobre a área. 

O passo inicial para começar a sua jornada numa das redes sociais mais usadas hoje em dia é ser criativo e manter uma constância de publicações. Publicar conteúdos que explicam a arquitetura ou que dão dicas práticas do dia-a-dia podem ser apostas relevantes e que geram resultados para a sua rede.

É preciso também pensar que diversos outros profissionais da área podem também estar a utilizar esse instrumento como solução para novas formas de divulgar, portanto é necessário inovar e pensar em recursos criativos para as suas publicações nessa rede. 

Se está a começar agora e está inseguro, basta deixar a vergonha de lado e arriscar-se nesse universo que são as plataformas digitais. O retorno é real e pode ser significativo para o seu negócio. Agora, vamos às dicas que este artigo reúne! 

Stories

Os Stories são uma das ferramentas mais utilizadas na rede social hoje em dia. Com apenas alguns segundos cada um, o conteúdo pode alcançar diversas pessoas e informar sobre os mais diversos assuntos no Instagram de design de interiores. Seguem-se algumas ideias do que postar nos stories:

  1. Dicas práticas do dia-a-dia de como melhorar pequenos detalhes da arquitetura de um ambiente, como a iluminação ou um ajuste num quarto;
  2. Caixinha de perguntas onde o seu público pode enviar dúvidas e o arquiteto responde por imagens ou vídeo. Esta ferramenta costuma ser bastante dinâmica;
  3. Fazer recomendações de livros ou documentários que retratam o universo da arquitetura. 

Feed

O Feed é o clássico do Instagram, registado no perfil sem tempo limitado, as fotos ou vídeos podem ser uma fonte de informação mais detalhadas, juntamente com as legendas. Abaixo algumas sugestões de como tirar vantagem da publicação.

  1. Publicar algumas fotografias de projetos, explicando na legenda os detalhes sobre cada um deles;
  2. Produzir um post mostrando o antes e depois dos projetos realizados;
  3. Postar recomendações de produtos e lojas, podendo apostar numa possível parceria com marcas. 

IGTV

O IGTV é uma das mais recentes ferramentas da plataforma e funciona basicamente como uma “TV do Instagram” onde vídeos mais longos podem ser feitos e, normalmente, possuem um grande alcance de engajamento. Algumas propostas para esse formato são:

  1. Criar um IGTV “how to”, ou seja, como fazer algo, um passo a passo de alguma decoração ou design simples;
  2. Fazer um vídeo contando algumas curiosidades sobre arquitetura; 
  3. Publicar um post contando um pouco sobre a sua história e como chegou até aqui como arquiteto ou arquiteta.
instagram arquitetura

Dicas extras 

Outras dicas que podem gerar maior resultado e engajamento no instagram de design de interiores são algumas ferramentas como o uso de hashtags (#), que aumentam o alcance dos posts; filtros, uma tendência cada vez mais usada nas redes sociais; utilização de links nos stories, que podem levar a um site pessoal ou blog; e as legendas, para aprofundar mais o assunto e trazer novas informações. 

Conclusão 

Conteúdos dinâmicos no Instagram são sempre uma saída que desperta a atenção, ao mesmo tempo que não cansam o usuário. Sim, essa fluidez é mais que necessária para um Instagram de arquitetura nos dias de hoje. Assim como para diversos produtores de conteúdo que apostam na plataforma para divulgar os seus trabalhos. 

Após o artigo, a sua rede social está pronta para aumentar o seu engajamento e o seu público. Agora basta colocar as dicas em prática e manter a constância das publicações. O seu conhecimento merece chegar longe!

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades