+351 914 567 853

Os benefícios dos Jardins Verticais Naturais

|
Como montar um portfolio de arquiteturaComo montar um portfolio de arquitetura
Veja também
Guia prático: como construir um portfólio de projetos de arquitetura corporativa

Os muros verdes vivos, por vezes referidos como jardins verticais naturais, são uma forma moderna, única, e fresca de incorporar a natureza nos espaços. Na vanguarda do design e da segurança para instalar em quase qualquer estrutura interior ou exterior, os muros verdes vivos ou jardins verticais naturais podem trazer uma afirmação positiva para a marca e a MossnArt estará ao vosso lado para tornar o seu espaço ainda mais verde.

Os benefícios de paredes verdes vivas são também funcionais, melhorando a qualidade do ar, reduzindo os custos de energia e servindo como filtro acústico natural, reduzindo os níveis de ruído em espaços movimentados. Estas características, juntamente com a imagem ecológica e sustentável que transmitem, geram um excelente bem-estar.

jardim vertical natural

As paredes verdes vivas ou jardins verticais naturais são uma forma segura de melhorar o aspecto visual de um edifício, melhorar a qualidade do ar, bem como a atenção e os níveis de energia dos funcionários. Ao longo do último meio século, um aumento notável de pessoas que procuram vida urbana levou a um aumento considerável da poluição do ar e à perda de espaços verdes. 

Os muros verdes vivos ou jardim vertical natural MossnArt são uma solução maravilhosa para qualquer propriedade interessada em melhorar o seu espaço com benefícios intrínsecos da natureza.

Os jardins verticais habitáveis infundem a vastidão monótona dos interiores com uma vegetação que renova a vida. Oferecem um impulso natural inspirador e esteticamente intrigante ao moral dos empregados. Quer sejam instaladas no exterior ou no interior de um edifício, as estruturas de plantas vivas e respiratórias criam o “factor uau” que tantos designers de interiores procuram enquanto defendem a sustentabilidade.

jardim vertical natural

Benefícios visuais de paredes verdes vivas

As paredes verdes vivas ou jardins verticais naturais MossnArt fazem uma afirmação ao criar ambientes sedutores e convidativos. São tão impressionantes na aparência como são os portadores de boa saúde. Aqueles que entram nas suas instalações são saudados por um ambiente verde e exuberante ao mesmo tempo que obtêm os benefícios de estarem rodeados por uma abundância de folhagem.

Uma tendência emergente no design verde, estes jardins verticalmente espalhados de verde estão a brotar para a vida em todo o mundo nos exteriores dos arranha-céus, nos lobbies dos hotéis, nas áreas de receção dos escritórios e muito mais.

As paredes verdes melhoram a classificação LEED e WELL

A Certificação LEED

O programa LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), desenvolvido pelo U.S. Green Building Council, é um sistema de certificação de edifícios verdes reconhecido internacionalmente para ajudar a converter a concepção, operação e construção de edifícios em propriedades amigas do ambiente.

A instalação de paredes verdes vivas pode ganhar pontos LEED nos edifícios o que, por sua vez, ajuda a aumentar o valor de uma propriedade ao criar uma percepção favorável de uma instalação com uma pegada de carbono melhorada. Os edifícios comerciais que recebem certificações LEED podem receber créditos fiscais correlacionados com a sua classificação LEED.

A Certificação WELL

WELL é um sistema de classificação e certificação de desempenho de edifícios semelhante ao LEED, mas com um foco no bem-estar e desempenho humano em vez de sustentabilidade ambiental. Este sistema baseado no desempenho foi construído em torno de sete conceitos centrais para medir, certificar, e monitorizar os nossos ambientes de trabalho. Os conceitos centrais do WELL Building Standard estabelecem as bases para maximizar a saúde humana e o bem-estar dentro do ambiente construído – ar, água, alimentação, luz, fitness, conforto e paz.

A instalação de paredes verdes vivas, jardins verticais naturais MossnArt ou a adição de plantas pode ganhar créditos WELL aos edifícios, aumentando a felicidade e a produtividade, reduzindo o absentismo, e melhorando o bem-estar.

jardim vertical natural

Melhoria da qualidade do ar

As paredes verdes vivas ou jardins verticais naturais MossnArt são filtros de ar naturais, criando um ambiente de trabalho mais limpo e revigorante que conduzirá a uma melhor saúde e bem-estar geral dos ocupantes. As pessoas são frequentemente expostas a toxinas do ar no ambiente interior, tais como formaldeído, monóxido de carbono, COVs e benzeno. As paredes verdes vivas ou jardins verticais naturais MossnArt, metabolizam toxinas nocivas enquanto libertam oxigénio no ar – tal como as plantas de interior, mas a uma escala muito maior.

Redução dos custos energéticos

Tanto as paredes verdes vivas interiores como exteriores funcionam para arrefecer o ar nos meses mais quentes de verão através de um processo conhecido como “evapotranspiração”. As paredes verdes vivas exteriores podem reduzir a temperatura da superfície das paredes em até 50°F, resultando em poupanças significativas de energia e custos de ar-condicionado. Os meses de Inverno vêem a vantagem adicional do isolamento de edifícios e os custos reduzidos de energia que lhe são inerentes.

Redução do nível de ruído

Um dos benefícios menos conhecidos das paredes verdes vivas ou jardins verticais naturais MossnArt é que elas podem reduzir os níveis de ruído nos edifícios. As plantas têm sido utilizadas perto de estradas e auto-estradas para reduzir o ruído em zonas residenciais. As paredes verdes vivas expandem-se neste conceito à medida que a vegetação ‘naturalmente’ bloqueia os sons de alta frequência. Além disso, a estrutura de suporte pode ajudar a diminuir o ruído de baixa frequência.

As paredes verdes vivas actuam como isolamento extra com uma camada de ar entre as plantas e a parede. Também reduzem os níveis de ruído ao reflectir, refractar e absorver a energia acústica.

jardim vertical natural

Quer usufruir dos benefícios do jardim vertical Natural no seu negócio?

Contacte hoje um especialista MossnArt para melhorar o ambiente do seu edifício e dê o próximo passo para criar espaços mais saudáveis com uma parede verde viva. Viva a Biofilia!

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades