+351 914 567 853

Quais características têm os computadores que são mais adequados para arquitectos?

|
Veja também
Guia de métricas chaves para medir o desempenho da construção

Revelamos o que deve considerar antes de escolher o melhor modelo para si!

Que o arquitecto que nunca perdeu um projecto devido a um erro informático ou viu a sua máquina falhar durante uma apresentação importante a um cliente atire a primeira pedra.

É evidente que a criatividade e a capacidade de transformar ideias em realidade são ainda os principais atributos de um arquitecto profissional, mas em tempos de tecnologias cada vez mais avançadas, ter um bom gadget como companheiro faz toda a diferença na execução e entrega do projecto final. 

No meio de tantas opções disponíveis no mercado, escolher o modelo ideal para trabalhar pode parecer uma missão complicada. Afinal, o que procurar, que especificações técnicas devo procurar, e um computador de secretária é uma escolha melhor do que um computador portátil? Listamos os pontos principais para a escolha dos computadores certos para arquitectos. Descobrir o que são:

Processador

Uma das configurações mais importantes de qualquer computador é o seu processador. Funciona como o cérebro da máquina e efectua os cálculos complexos que permitem todas as actividades que realiza, tais como navegar na Internet ou executar diferentes programas.

É importante que o processador seja muito “inteligente” porque o software que os arquitectos utilizam é bastante pesado. Portanto, sugiro que o arquitecto opte por um processador Core i9 (se estiver a comprar um desktop ou um portátil) ou a linha Xeon (se optar por uma estação de trabalho).

computadores para arquitectos

Memória RAM

Presente em vários dispositivos, a RAM é a tecnologia que permite o acesso aos ficheiros armazenados no computador. Juntamente com o processador, é o que ajuda no armazenamento temporário de dados, tornando a execução de tarefas mais rápida. Em termos de memória, é importante que a máquina do arquitecto tenha pelo menos 16 GB de RAM.

Se o seu bolso o permitir, invista em 32 GB para evitar estrangulamentos durante o trabalho. A RAM está intimamente relacionada com o processador, por isso quanto mais memória tiver, melhor.

computador para arquitectos

Placa de vídeo

Provavelmente já sabe a importância de uma boa placa de vídeo – ou já teve uma experiência em primeira mão com uma má. Afinal de contas, o trabalho diário de renderização e manipulação de imagem requer a melhor qualidade gráfica possível.

O software gráfico requer muito processamento de gráficos para renderizar um projecto 3D, por exemplo. Se tiver uma placa de vídeo dedicada, este processamento é feito pela placa de vídeo, enquanto o processador principal da máquina cuida das outras exigências do software. Com a placa de vídeo, é como ter ‘dois processadores’ no seu PC: um dedicado aos gráficos e outro ao resto. 

computadores para arquitectos

Armazenamento

Trabalhar simultaneamente em vários projectos significa também certificar-se de que o seu computador tem uma excelente capacidade de armazenamento para os executar sem dores de cabeça.

Os projectos arquitectónicos são pesados, os ficheiros são muitas vezes grandes. Portanto, recomenda-se um disco duro de pelo menos 1 TB. Outra questão importante quando se trata de armazenamento é a das unidades de estado sólido (SSD).

Esta nova tecnologia de armazenamento é muito mais rápida do que os discos rígidos e pode, portanto, trazer ainda mais agilidade ao seu trabalho se optar por um. O problema é que as SSD continuam a ser mais caras do que os HDD. Talvez uma boa solução seja optar por um modelo híbrido com um SSD de cerca de 256GB mais um HDD de 1TB. 

computadores para arquitectos

Sistema operativo

Tal como acontece com os smartphones, a escolha do sistema operativo hoje em dia tem mais a ver com o gosto pessoal do que com as especificações reais. Hoje em dia, Mac e Windows são muito bem-adaptados ao profissional da arquitectura.

A escolha deve ter mais a ver com o ecossistema que ele utiliza. Se usa o iPhone, tem uma Apple TV, já tem as aplicações e software comprado para a plataforma Apple, então o Mac funciona melhor.

Se ele valoriza a flexibilidade de escolha nas especificações, ou quer mais compatibilidade com os sistemas do cliente, então talvez o Windows seja uma melhor escolha. 

computadores para arquitectos

Desktop ou laptop?

A escolha entre computador de secretária e portátil, hoje em dia, é mais fácil de responder. A diferença de preço já não é tão gritante e os computadores portáteis são portáteis, pode levá-los para todo o lado e permitem-lhe trabalhar remotamente.

Se o profissional quer muito desempenho, para executar software REALMENTE pesado, então a melhor opção é uma estação de trabalho (que é um desktop mais potente). Para tudo o resto, recomendo o Notebook.

computadores para arquitectos
Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades