+351 914 567 853
  • Início
  • Blog
  • Notícias
  • 18 plugins e extensões de SketchUp que todos os arquitetos devem considerar

18 plugins e extensões de SketchUp que todos os arquitetos devem considerar

| | Deixe o seu comentário
Checklist para Arquitetura CorporativaChecklist para Arquitetura Corporativa
Veja também
Checklist: O que considerar em projetos de arquitetura corporativa

O SketchUp é um dos softwares mais utilizados por arquitetos em todo o mundo. Isto deve-se muito ao facto de ser um programa intuitivo, permitindo processos mais ágeis e com um ótimo feedback visual. Atualmente, o seu sucesso também está relacionado com a sua extensa comunidade de plugins, responsáveis por multiplicar as suas possibilidades de ações.

Não à toa, ao longo deste artigo encontrará uma série destes que são considerados essenciais para profissionais de arquitetura.

Vale ressaltar que o SketchUp é um modelador 3D que possui uma série de recursos que unem técnica com criatividade para auxiliar no desenvolvimento de projetos de construção e decoração, finalizando resultados completos e realistas. Ou seja, através dele, de maneira simples, o arquiteto consegue definir formas e volumes de ambientes e objetos – assim, entregando ao cliente uma noção mais próxima de como ficará a obra no final do projeto. 

Plugins para Sketch Up

Basicamente, o programa consegue trazer para o ecrã digital uma maquete física com detalhes e bons acabamentos. Com a plataforma, o profissional pode criar tanto um único ambiente, como um bairro em apenas algumas horas.

Além de bons recursos para a modelagem de objetos, o 3D apresenta uma paleta de cores e texturas com diversidade elevada. O que permite aos clientes e ao responsável pelo projeto decisões mais assertivas em todas as áreas e etapas do processo. 

Para novos profissionais, é importante compreender que o nível de precisão oferecido pelo SketchUp é diferenciado e consegue, inclusive, mensurar detalhes que influenciam diretamente o tempo e custo da obra, como as metragens detalhadas de cada área que facilitam uma compreensão mais segura em relação à quantidade e preço dos materiais necessários.

Aliás, contar com projetos em 3D é fundamental para encantar o possível consumidor na hora de apresentar a proposta arquitetónica ou de design de interiores. E mais, usar alguns softwares é essencial para se diferenciar no segmento e ainda otimizar as suas atividades diárias. 

Sendo assim, ao longo do texto reunimos os melhores plugins do SketchUp para arquitetura – que garantem um upgrade na maneira como qualquer profissional utiliza o software. 

Mas, antes de conhecermos a lista, é válido apenas acrescentar que os seus nomes são em inglês pois é o idioma principal da plataforma. O programa também apresenta interface em português. 

SketchUp Import – Plugin AutoCAD

O AutoCAD apresenta uma extensão que tem como principal função importar arquivos de SketchUp no seu formato proprietário. A ação acontece através do comando IMPORT SKP.

Além de importar ficheiros, a aplicação permite também navegar pelo conteúdo da página do Google Warehouse e importar conteúdos diretamente para o AutoCAD através do comando GETMODEL. A ferramenta pode ser obtida gratuitamente no Autodesk Exchange e é compatível com as versões a partir do programa AutoCAD 2013.

Vale reforçar que o AutoCAD nasceu focado em desenho técnico e peças industriais, mas vem evoluindo ao longo do tempo para atender as necessidades de vários outros públicos.

E, com o crescente avanço da tecnologia, cada vez mais profissionais de áreas como arquitetura, urbanismo, engenharia e construção civil têm nas suas mãos um excelente programa específico para atender as necessidades de qualquer cliente. Hoje, é um dos softwares que se tornaram essenciais na rotina de qualquer arquiteto.

Plugin Sketchup

Plugins de SketchUp

1. 1001bit Tools 

O 1001bit Tools é um conjunto de ferramentas gratuito no qual o profissional consegue criar de maneira rápida e intuitiva. Além de trazer parâmetros reais para elementos como paredes, escadas e molduras para portas e janelas.

2. Dibac

Imagine modelar um projeto inteiro, desde as paredes até aos móveis e a decoração, em apenas alguns minutos? Com o plugin Dibac para SketchUp, ações que exigem mais tempo são otimizadas e tornam-se muito mais fáceis. Porém, a extensão não é gratuita e apresenta uma média de valor de 69 euros.

3. Instant Roof Nui

Esta é uma extensão para SketchUp pensada especialmente para arquitetos. Considerado um dos “meninos queridos” da atualidade, o Instant Roof Nui auxilia o desenvolvimento de telhados de maneira paramétrica e instantânea. Por não ser uma extensão gratuita, a sua instalação no SketchUp custa aproximadamente 39 dólares. O preço equivale a uma assinatura anual, o que faz valer a pena o investimento. 

4. Roof

Agora, se no momento não é possível investir numa extensão como o Instant Roof, apresentamos o Roof, um plugin gratuito que pode auxiliar na criação das faces para o seu telhado de maneira instantânea e também paramétrica. 

5. CleanUp

O CleanUp, num primeiro momento, não parece atrativo pois não é responsável pela criação de escadas ou portas em segundos. A sua vantagem é auxiliar nos processos, eliminando tudo o que não está a ser utilizado no seu arquivo – apagando elementos não usados, removendo faces duplicadas e tirando arestas desnecessárias, por exemplo. Um ótimo optimizador temporal e organizacional.

6. Fredo Tools 

Um outro conjunto de ferramentas que qualquer arquiteto deve conhecer é o Fredo Tools, que conta com opções como o ‘Thru Paint’, que ajuda a textualizar objetos mais complexos. Porém, antes de o usar também é preciso instalar o programa LibFredo 6, que é um requisito para todos os plugins do time Fredo 6 funcionarem. 

7. Bim.bon

O Bim.bon é uma das extensões mais utilizadas com o SketchUp Pro. Isto porque a sua função é gerar o orçamento de projetos diretamente no projeto, evitando erros e garantindo que todas as ações que serão executadas estejam contempladas no valor final.

8. Component Finder

Este é um plugin gratuito para SketchUp que ajuda principalmente na hora de guardar, organizar, pesquisar e importar modelos da sua biblioteca. Para quem deseja um workflow mais completo e agilidade para ambientar os projetos corretamente, o Component Finder é essencial.

9. TopoShaper 

Através da extensão gratuita Topo Shaper para SketchUp, o arquiteto pode modelar terrenos a partir de curvas de nível acessivelmente e com maior agilidade.

10. Place Maker

O Place Marker é uma extensão que consegue importar o mapa a partir de uma localização à sua escolha. Depois, com apenas alguns cliques, consegue todas as ruas, prédios e até rios da região solicitada. O plugin é o melhor caminho para criar objetos com base em ruas e prédios a partir do próprio mapa geográfico. 

11. Memory Copy 

Basicamente, como o nome revela, este plugin é uma ferramenta que “lembra” o seu último movimento no software, permitindo que o mesmo seja duplicado. A ferramenta é muito indicada para a criação de espaços longos, como escadarias ou paredes de tijolo numa grande fachada, por exemplo.

12. Follow Me and Rotate 

O plugin Follow Me and Rotate une a ferramenta “Follow me”, já presente no SketchUp, com a função de rotação para produzir figuras geométricas retorcidas. A partir dele, o profissional pode desenvolver detalhes de cordas mais realistas, balaústres, colunas e outros – sempre com um nível de precisão diferenciado.

13. Section Cut Face

Considerado um dos melhores plugins do SketchUp para arquitetura, este permite adicionar uma dimensão extra ao seu plano de forma simples e sem erros. Também como diferencial, a dimensão pode ser modificada rapidamente, alterando a sua cor, caso deseje diferenciá-la numa apresentação. 

14. Animator 

Animator é o plugin que permite adicionar movimentos aos objetos do seu modelo do SketchUp com facilidade. Para isso, basta criar o primeiro e o último quadro do movimento do seu interesse e iniciar. 

15. Curviloft 

Muito popular entre os utilizadores do software SketchUp, é o Curviloft. A ferramenta é responsável por adaptar detalhes em superfícies curvas, como uma porta de correr numa parede de formato oval.

16. Helix Along Curve

Esse é visto como uma das extensões insubstituíveis para qualquer arquiteto, isto devido à sua praticidade na criação de formas mais complexas. A ferramenta permite, por exemplo, a criação de tubos em espiral ao longo de um caminho predefinido. Quando usado juntamente com outras duas ferramentas, em especial a Bézier Spline e a Component Stringer, desenvolve correntes mais realistas.

17. JHS Power Bar

Já com o plugin JHS Power Bar, é possível criar uma ordem de objetos ao longo de um caminho, definindo a distância entre cada um.

18. BezierSpline

Para finalizar, o BezierSpline é uma extensão muito usada por representar um conjunto de ferramentas que apresenta grande variedade em 3D de “polilinhas”, curvas de Bézier e Spline. Como o SketchUp não contém gatilhos bons para essa função, este plugin é visto como um dos melhores para arquitetura. Ao todo, pode adicionar 13 ferramentas que permitam criar essas curvas com facilidade.

Agora já conhece 19 opções de plugins e extensões de SketchUp que qualquer arquiteto deve ter em conta. Veja quais são as prioridades nos seus projetos atuais e ponha em prática!

Blog Moss N Art
Artigos recentes
Receba novidades